MasterChef Brasil estreia com novo formato, receitas mais populares e 1 vencedor por dia

Famosos também participam do programa propondo pratos para as competições


Equipe do MasterChef Brasil (Carlos Reinis/Band)

A pandemia do novo coronavírus também afetou o MasterChef Brasil, que realiza sua 7ª temporada com várias alterações estruturais para seguir as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Agora, as gravações serão todas realizadas em estúdio, sem atividades externas, não haverá convidados presenciais e as precauções de higienização ficaram ainda mais intensas, com kits individuais e distanciamento social. 

“É uma temporada como você nunca viu”, diz a apresentadora e jornalista Ana Paula Padrão durante coletiva de imprensa, citando o fato de que agora haverá 8 participantes por programa, com 1 vencedor por dia.

As bancadas do MasterChef Brasil agora estão mais distantes (Reprodução)

“Acho que o jogo ficou mais emocionante, porque é tudo mais rápido. As pessoas mostram a personalidade mais rápido também, porque são mais pressionadas. Você conhece os participantes rapidamente e se apaixona rapidamente também”, avalia.

Ana Paula completa dizendo que cada episódio se resume nele mesmo. “Não vai ter um supercampeão, vão ter vários campeões ao longo na temporada, para reduzir o tempo das pessoas dentro do estúdio.”

A diretora do MasterChef, Marisa Mestiço, conta que agora os chefs amadores precisarão preparar três pratos iguais, um para cada jurado, e não apenas um, como era antes. Tudo para evitar o contágio. E explica que dessa vez a proposta é ser mais popular, com comidas mais caseiras. 

“A gente já trouxe ingredientes que o Brasil não conhecia, com acesso a coisas muito exclusivas, de outros lugares do mundo, mas eu acho que falar sobre o que você tem na sua cozinha e o quanto você se sente representado com o que pode cozinhar na sua casa, na quarentena, é a chave dessa temporada.”

Equipe do MasterChef durante coletiva de imprensa (Reprodução)

O júri permanece o mesmo, com os chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Jacquin brinca dizendo que o novo programa “parece um MasterChef da Europa, porque a gente não se beija e não se abraça”. E ressalta o aspecto mais dinâmico. “Agora, é mais focado na cozinha e na comida. É bom ou ruim. A gente come, experimenta, vota e ponto final, tchau e até logo. Acabou no mesmo dia, não tem segunda chance.”

O vencedor de cada episódio ganha um prêmio no valor de R$ 5.000, além de outros presentes oferecidos por patrocinadores. A novidade é que, a cada programa, uma instituição beneficente também receberá uma doação no mesmo valor. A produção escolherá as entidades, dos mais diversos tipos e de diferentes regiões do país. A quantidade de episódios ainda não foi definida.

Cena da nova edição do MasterChef Brasil (Carlos Reinis/Band)

Participação de famosos

Vários artistas já confirmaram presença no programa, mas em formato de vídeo. Haverá a “caixa misteriosa dos famosos”, onde cada um deles vai sugerir algum prato para ser preparado pelos concorrentes. Ivete Sangalo, Fafá de Belém, Leo Jaime, Nando Reis, Elza Soares, Pabllo Vittar, Alcione e Péricles são alguns dos participantes.

A equipe do MasterChef já está em estúdio há algumas semanas, gravando, atualmente, o episódio 6. A estreia está marcada para a próxima terça-feira (14), às 22h45, na tela da Band.

Imagem do novo MasterChef Brasil (Reprodução)