‘Em Ritmo de Fuga’: 15 detalhes que você provavelmente não notou

Além de ser bom filme, "Baby Driver", de Edgar Wright, é divertido por vários easter eggs que aparecem


 

“Em Ritmo de Fuga”, em cartaz nos cinemas, é um verdadeiro “caça ao tesouro”: há diversos “easter eggs” (detalhes) escondidos nas cenas, seja nos diálogos, no cenário ou na trilha sonora.

Você provavelmente não reparou em todos esses 15 easter eggs que apareceram no filme: você vai querer vê-lo de novo para notar tudo isso e, quem sabe, até encontre mais detalhes que a gente não viu (se for esse o caso, nos conte depois).

Lembre-se: essa matéria tem spoilers. Se você ainda não assistiu “Em Ritmo de Fuga”, não leia essa matéria ainda. Em vez disso, confira nossa crítica, que não tem spoiler nenhum  =)

baby driver 2
Ansel Elgort (à esquerda) e Kevin Spacey em cena de “Em Ritmo de Fuga” (Foto: Divulgação)

 

1. Na cena do restaurante, Doc (Kevin Spacey) está conversando com dois homens. Eles são Killer Mike (do grupo Run the Jewels) e Big Boi (do Outkast). Os dois rappers têm músicas na trilha sonora do filme.

2. Praticamente todas as cenas têm uma música de fundo. Quando o tempo da música é 4/4, algum tiro acompanha a batida. É possível ver (ou melhor, ouvir) isso claramente na cena em que Buddy (Jon Hamm) atira contra os policiais no estacionamento.

3. Na cena de abertura, quando Baby (Ansel Elgort) está andando na rua e ouvindo “Harlem Shuffle”, a letra da música aparece sempre ao fundo, em grafites nos muros, placas e pôsteres

4. Há várias referências à trilogia “De Volta para o Futuro”. A mais óbvia é o nome do personagem de Kevin Spacey, Doc, assim como o cientista do clássico. O personagem de Jon Bernthal se chama Griff, como o vilão da trilogia.Em “Em Ritmo de Fuga”, Doc comenta sobre um trabalho do passado chamado “O Espírito de 85” —o primeiro “De Volta para o Futuro” foi lançado em 1985.

5. É preciso prestar atenção nessa: quando a música está tocando no fundo das cenas, é possível escutar um leve zumbido. É o zumbido que Baby escuta por causa do seu tinido.

6. Em casa, Baby surfa pelos canais da TV. Vários diálogos de filme são ouvidos rapidamente, começando por “You are so beautiful” (“Você é tão bonita”), de “Os Batutinhas”. Todas essas falas são ditas por algum personagem durante o filme. “You are so beautiful” é dita pelo próprio Baby quando ele conhece Debora. “They grow up so fast (“eles crescem tão rápido”) é também dita por Baby na cena nos Correios. O diálogo de “Monstros S.A.” é usado duas vezes —na segunda, Doc entrega a referência. A última cena vista na TV representa o clímax do filme: “o touro só vê vermelho, Gaston está sem opções. Ele começou isso a cavalo, mas terá que terminar a pé”. Quando Baby enfrenta Buddy no estacionamento, o vilão está sob uma luz vermelha.

7. Catorze personagens morrem no filme.

8. Na cena nos Correios, a atendente cita um verso da cantora Dolly Parton: “Everybody wants happiness, nobody wants pain, but you can’t have a rainbow without a little rain” (“Todos querem felicidade, ninguém quer dor, mas você não pode ter um arco-íris sem um pouco de chuva”). Na cena final, quando Baby sai da cadeia para encontrar Debora, há um arco-íris no fundo.

9. Os números no uniforme de prisão de Baby (28071978) é a data de lançamento de “Caçada de Morte” (1978) (o título original é “The Driver”). O filme também fala sobre um motorista de fuga em assaltos.
10. Quando o grupo está planejando o último assalto, Baby está brincando com um carrinho na mesa, e o brinquedo cai. É o que acontece com o carro de Buddy no clímax.
11. Griff, personagem de Jon Bernthal, diz logo no começo “se vocês não me verem mais, é porque eu morri”. Ele não aparece mais no filme, então podemos assumir que ele morreu (?)
12. Baby diz que sua música “matadora” é “Brighton Rock”, do Queen (que toca também no confronto final). A canção é baseada no livro homônimo de Graham Greene, que conta a história de Pinkie, um adolescente que faz parte de uma gangue. Ele tenta encobrir seus rastros de crimes e se apaixona por Rose, uma moça que trabalha como garçonete em uma lanchonete. Parece familiar?
13. O diretor Edgar Wright aparece em um “cameo”: ele está refletido na janela de uma loja de músicas, quando Baby vai buscar café pela primeira vez.
14. O músico Paul Williams, vencedor do Oscar de melhor canção original pelo filme “Nasce uma Estrela” (1976), faz uma participação interpretando o chefe dos policiais que tentam vender as armas para Bats, Baby e companhia.
15. No segundo assalto, a gangue usa máscaras do ator Mike Myers, do filme “Austin Powers: 000 – Um Agente Nada Discreto” (1997). O título original desse filme é “Austin Powers: International Man of Mystery”. A letra da canção “Neat Neat Neat”, do The Damned, que toca nessa cena, diz “be a man, can a mystery man”. 
  • Samantha

    O verso da cantora Dolly Parton é de uma música? Qual?

    • Perplexo

      Dolly Parton disse isso em uma entrevista, não está em nenhuma musica.
      Não se sabe se é dela essa frase, pois ela existe a muito tempo e vc pode encontra-la impressa em muitas coisas nos EUA